Alquimista do Saber

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.” Fernando Pessoa

"O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes"



Como vemos o Carnaval vem de um tradição cristã da Idade Média, com todo um aparato religioso instituído pela igreja. Essa tradição ultrapassou as barreiras do tempo e chegou aos dias de hoje.
Hoje temos várias derivações de fé, mas o carnaval permanece, não mas como uma tradição cristã e sim social. E é na questão social contemporânea que venho escrever minhas divagações.

Segundo Nietzsche só conseguiríamos ser Super-Homens, se conseguíssemos ultrapassar as barreiras morais estabelecidas pelo nosso meio social, fazendo com que os nossos instintos humanos venham ser liberados, e conseguindo fazer isso, conseguiríamos chegar ao tão sonhado
super-homem.

Mas o que isso tem a ver com o Carnaval?
Atualmente nossa sociedade é regida por regras e aparatos sociais isso tudo para que os os nossos instintos sejam repelidos e controlados. Sofremos um vasto panóptico que sempre nos dar diretrizes do que podemos ou não fazer. Somos controlados por um sistema que nos coloca como objeto e não sujeito, além de nos formar marionetes de suas vontades.
Todo dia são formados enlatados de pessoas, cada um com suas embalagens e mentiras.

Essa mesma sociedade que encarceram nossas vontades, desejos e anseios é a mesma que seguindo uma tradição desde da Idade Média controlada pela igreja Cristã, abre uma exceção de alguns dias para que possamos viver nossos instintos, [mas claro supervisionado pelo AIE (Aparelho Ideológico do Estado) dessa sociedade] Nesse dias vivenciamos a alegria, a euforia, o excesso, a carnalidade e principalmente a vontade de ser livre, não se importando com as convenções sociais.


Acredito que a própria sociedade dar uma folga ao seus escravos, que durante um ano inteiro vive sobre seu regime hipócrita e doloso. Acredito que pensam da seguinte forma: vamos deixar nossas marionetes viveram alguns dias sem nossas cordas de controle, e depois voltamos e pegamos as rédeas e tudo volta como antes.

As igrejas gritam desesperadas contra essa festa, que contraria todos os seus valores morais e religiosos. Mas será que ela tem alguma moral pra falar de alguma coisa depois de tudo que fez? Será que elas tem algum respaldo pra falar de moral sendo que o próprio "Deus" bondoso delas, segundo a bíblia, mandou matar milhares de crianças e mulheres? [É só ler o antigo testamento] Abaixo uma foto e um vídeo interessantíssimo que vai falar da moral que a igreja e a bíblia dos bons valores seguiam e seguem. Tenho várias outras refutações, mas esse não é o assunto principal desta postagem, deixarei minhas críticas ao próximo post.



Acima uma das formas de brutais de morte utilizado na inquisição. Isso tudo foi baseado na moral da sociedade que não poderia ser denegrida, pois ofenderia o Deus bondoso que no antigo testamento mandava matar e agora manda adorar se não sofreremos o castigo eterno. uiii todo mundo que vai pro carnaval vai pro inferno. É mais fácil nós irmos pro céu que eles acreditam, do que esses fariseus hipócritas.

O mais importante é que o Carnaval é a festa da alegria, do riso, da dança, das mescla de culturas, do tom frenético, da capacidade de ultrapassar os limites e a percepção de conseguir extravasar os instintos, sem sofrer as conseqüências da moralidade que está sempre gritando o que podemos e devemos fazer. Viva o Carnaval, Viva a alegria, Viva os instintos, Viva essa oportunidade pequena porém profícua de nos libertar do cárcere que nos é colocado, e que morra a moralidade e a hipocrisia dessa sociedade ultrajante e enlouquecida.

Encontro todos vocês no carnaval com seus instintos a flor da pele, que durante 360 dias foram aprisionados !

Abraços Carnavalesco!



 
     

4 Comentários:

"Todo carnaval tem seu fim... Todo carnaval tem seu fim, e é o fim, e é o fiiiiiiim..."

Gostei!

;*

=)
parabéns!!

Gostei desta postagem...
beijosss

''...abre uma exceção de alguns dias para que possamos viver nossos instintos''
Agora sim entendi o porque dos retiros.. Para levar um pouco de espiritualidade àqueles que não estão muito afim de estravasar!
Muito interessante o Post, eu nem sabia do tal do Carna Vale...
Obrigada por iluminar a cabeça de alguns \o
...Disciplina é Liberdade. (Legião Urbana)

gostei muito desse saite.agora ja sei quand quiser saber alguma coisa vou vim a que procura.valeuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!

Postar um comentário

Facebook

Pesquisar este blog

=D

Minha foto
Rio Branco, Acre, Brazil
Wesley Diógenes

Criar seu atalho
Contato: wesley_diogenes@hotmail.com Quero explicar que o nome alquimista do saber vem da ideia de uma busca constante do conhecimento e do aprendizado, é como se fosse um aventureiro em busca de uma dialogia de filosofias para chegar a um determinado conhecimento, o nome do blog não passa de uma analogia e não se configura como uma prepotência da minha parte.

Chat de Impressões sobre o Blog e Discussão

Citações

Brilhar para sempre,

brilhar como um farol,

brilhar com brilho eterno,

gente é para brilhar,

que tudo mais vá para o inferno,

este é o meu slogan

e o do sol.

Vladimir Maiakóvski


Os que mais amam são os mais egoístas - Dostoiévski


Já dizia Dostoiévski em os Irmãos Karamazov: "SE DEUS não existe e a alma é mortal, tudo é permitido"


"A memória do coração elimina as más recordações e magnifica as boas, e graças a esse artifício, conseguimos superar o passado." Gabriel García Márquez


"Um alquimista é aquele que vive sua lenda, Desbrava o desconhecido, que sabe que para chegar ao impossivel tem que caminhar por caminhos impossiveis. Brilha sua luz!Sua individualidade coletiva questionadora. Vamos nessa! Navegar é preciso." Clenilson Batista

Viagem Sensorial

Viagem Sensorial
Nas busca irreal do real, vivemos a loucura como o refúgio de não conseguirmos jamais nos adaptarmos à normalidade.

Livros Favoritos

  • Almas Mortas
  • Amor nos Tempos de Cólera
  • Cem Anos de Solidão
  • Crime e Castigo
  • Do Amor e Outros Demônios
  • Dom Quixote
  • Elogia da Loucura
  • Lolita
  • Mais livros no site http://www.skoob.com.br/usuario/mostrar/144017
  • Metamorfose
  • O Anticristo
  • O Cortiço
  • O Morro dos Ventos Uivantes
  • O Pequeno Príncipe
  • Os Irmãos Karamazov
  • Águas para Elefantes


Ah chinnnn, ops Che!

Ah chinnnn, ops Che!

Adooroo

Adooroo

Surrealismo

Surrealismo