Alquimista do Saber

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.” Fernando Pessoa

"Somente quem conhece um sorriso à fundo sabe que nem todo palhaço é feliz"

Eu venho através deste post falar sobre minha fascinação por palhaços. Acredito muito que eles possuem algo muito especial, distinto e sublime, pois eles magistralmente conseguem trazer o riso à várias pessoas e concomitante a isso segurar o choro que borbulha por dentro de si. Mesmo com suas dores e sofrimentos fazem a alegrias de muitos, mas por incrível que pareça eles não conseguem dar um riso se quer que não seja forçado por sua maquiagem. Creio que essa maquiagem tem uma magia especial, elas são capazes de transformar as marcas de dor de um rosto triste em uma aparência de alegria, alegria essa que parece ser interminável naquele imenso sorriso.


Vemos em um palhaço a ingenuidade, a simplicidade e a fraqueza de um ser, que apenas faz os outros sorrirem e se animarem. Já eu acredito que eles são simplesmente sagazes, maquiavélicos e muito espertos, além é claro de muito inteligentes. Eles possuem uma dualidade única, são dúbios em tudo. Conseguem ser o sorriso na máscara e a tristeza no coração, consegue enganar multidões fingindo ser a pessoa mais engraçada e feliz do mundo.



Realmente ninguém acredita, mas acredito que possa existir a tristeza em um palhaço, acredito que eles vivem suas próprias realidades e criações e que fazer os outros sorrirem é o modo de não se perder no abismo do choro, fazer os outros se alegrarem é a forma que eles encontram para não sucumbirem e entrarem no esgotamento da vida.
Nós vivemos isso diariamente sempre que buscamos fazer os amigos, as amigas sorrirem, mas será que isso não seria um subterfúgio e porque não um sub-reptício que usamos para aliviar nossas tristezas que nós mesmo não vencemos sozinhos, sendo assim preciso nos tornarmos palhaços?



Desde pequeno eles sempre nos encantaram e nunca deixamos de rir das suas brincadeiras que sempre nos fazia "chorar" de rir, suas calças coloridas, suas perucas, seu rosto pintado, seu nariz vermelho, sua inteligência sarcástica, sempre foi algo que ficou com uma imagem eternizante da alegria. PALHAÇO = FELICIDADE

Mas aí, acaba o espetáculo e mais uma vez lá vai o palhaço fazer tudo novamente, a TV o coloca em filmes, em festas de criancinhas ou até mesmo em maravilhosos circos.

Será que poderíamos fazer uma analogia da vida de um palhaço com as nossas vidas?
Primeiro de tudo todo palhaço tem uma verdadeira face que não é a de um palhaço, ou seja, ele tem uma personalidade, um modo de ser e de pensar, mas pensemos, quantas pessoas não preferem ficar com a maquiagem porque assim terá uma aparência mais agradável sendo dessa forma mais aceito. É preferível pintar-se e usar algo que agrade a todos?

Já parou pra pensar que essa maquiagem nos cerca a todo dia, a toda hora e a todo momento, quando temos que contar piadas ou mentiras para que assim o público que nos cerca possa rir. Será que um dia conseguiremos tirar a maquiagem e sermos realmente quem somos independentes de risos ou choro. Seremos o tão sonhado Super-Homem de Nietzsch ou continuaremos sendo os Ordinários de Dostoiévski? Ou melhor, continuaremos sendo palhaços de uma vida de maquiagem e superficialidade, seguindo a lei do bom costume sendo sempre simpáticos, mesmo sabendo que há pessoas que merecem nosso total desprezo?

Teremos que fazer palhaçadas e fírulas para que o público que nos rodeiem gostem de nós? Temos que ser aquele cara legal, que conta uma boa piada, pra sermos considerado uma pessoa boa e agradável?

São perguntas embaraçosas, a única resposta que consigo encontrar é uma, pessoas mentem, pessoas usam máscaras, e pessoas não são confiáveis. A Bíblia já dizia "tolo é o homem que confia no homem".


Solução?


Acho que podemos continuar sendo um palhaço, se é pra usar máscaras que usemos máscaras, se é pra ser maquiavélicos que sejamos maquiavélico, vamos seguir a onda que a correnteza do barco nos levar.

Hoje o mundo nos ensina a sermos palhaço desde criança.

A vida sempre quer nos fazer palhaçadas, o destino sempre quer rir da nossa cara, quer que sejamos o palhacinhos e marionete dele com suas leis básicas de bons costumes.
O que tenho absoluta certeza, é que realmente tudo é uma palhaçada, minhas palavras são uma palhaçada, minhas idéias, meu blog, meu pensar, minha vida e o mundo. Se tudo é uma palhaçada que Comece o Espetáculo da Vida


Está com pena dele? Será que sua cara de pena não possui um pintura de palhaço, com peninha de uma pobre criança?

Os que mais amam são os mais egoístas - Dostoiévski.


Sentimentos de pena e caridade é algo que temos justamente pra alimentar nosso próprio egoísmo, para sentirmos que não somos vazio e que ajudamos alguém.


Uma dica: Continue sendo um palhaço que o circo da vida vai te receber bem.

Um conselho: Não tire sua maquiagem o mundo vai querer te banir, e você sofrerá todos os tormentos que alguém que não sorrir pode sofrer.




SONHOS DE UM PALHAÇO





Ps.: Conheça nesse álbum do meu orkut o INCRÍVEL CIRCO SURREAL FALIDO

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15870678113570768391&aid=1208810514

12 Comentários:

Oi Wesley!! Bem, comentando aqui pra provar que li sim seu post! Ele está muito bom, adorei a "reflexão" se é que posso chamar assim. Acho que muita coisa do que voce disse, principalmente quando nos compara a eles, enfim a nossa vida, realmente é verdade.
E o vídeo acho que encaixou perfeitamente no contexto... a música é linda!
Beijosss

Teu Post foi muito cheio de sentimento. Adorei.
E te confesso que morro de medo de palhaço.. Sei lá por que, mas desde pequena não gosto deles. hehe.
''Somente quem conhece um sorriso à fundo sabe que nem todo palhaço é feliz''
Quando vc ler ''água para elefantes'' vai constatar que essa frase é 100% verdadeira.
=/ Infelizmente.

Beijão, o post tah perfeito.

Poxaa vida como eu vou fazer pra conseguir esse livro

buuáá

Os palhaços são realmente facinantes,mas como a Thixy tbm tenho um certo medo deles..rsrs
Muito bom teu post Wesley!
Beijão

"fazer os outros se alegrarem é a forma que eles encontram pra não sumirem e entrarem no esgotamento da vida." Você disse TUDO. Gostei muito do texto ^^

interpretar a figura de palhaço e o mais bonito que ha
que lindo que e fazer rir uma criança

esa e uma forma de esqueser os problemas e sa ber viver com vomtade

Cara,procura um medico...que medo da sua vida

kkkkkkkkkkkkkk
Já procurei nobre anônimo :D

Olá,confesso que tudo que escreveste ai tá falado e agora caminhou mais um passo. Pois informações devem ser emcaminhadas a frente. Boas ou ruim fazem parte de nosso meio de vida.

Se você estiver lendo esta postagem adoraria de ter você como amigo(a) em meu orkut. Ou face Book. Orkut: davisonduarte@hotmail.com MSN: Davisonduarte@hotmail.com gosto de palhaços, inclusive trabalho com esta arte também. Fico feliz de ainda existir pessoas que falem "deles" como palhaços,loucos normais, ou deprimentes... mas no fundo eles mostram a realidade do ser humano.

Gosto de escrever rimas ou poesias e uma delas é esta: "Não sou a culpa nem a razão,
Não sou a tristeza nem a solidão,
Não posso julgar; não sou juiz...
Nem posso gritar, estando mudo,
Nem na tristeza sou feliz...

Nunca o amargo foi tão doce,
Neste enjôo adocicado,
Melhor que nada misturado fosse,
Neste mundo maltratado.

Não sou a luz, nesta escuridão,
Nem tão pouco o verde no deserto,
Não sou melhor do que meu coração...
Estando certo é que estou errado,
Estando errado é que estou certo.

Não Sou os olhos perfeitos,
Estando cego todo meu corpo,
E na mentira do ítimo, no meu leito,
Sou a vrdade, mas já estando morto.

Salvo aos direitos autorais de: Davison Duarte do Nascimento.

Nossa Wesley! Muito legal esse post *-*
Sou fascinada pelo trabalho que todos os palhaços deste mundo fazem. Parabéns! Adoreei sz'
Tá aí um texto que eu adoro sobre esses verdadeiros artistas:

-"Por cima do rosto triste.
Do rosto vivido.
Do rosto viajado.
Uma maquiagem alegre com um enorme sorriso cobre sua tristeza.
E no picadeiro, com gestos de improviso e gestos ensaiados, ele arranca sorrisos.
Ele faz com que todos esqueçam seus problemas...
Que lindo... Que bonito a profissão do Palhaço!
Todo mundo acha graça no palhaço... E o palhaço? Acha graça de quem?.
De ninguém. O palhaço não acha graça!
Ele sente felicidade quando é aplaudido e sente que
conseguiu plantar uma semente de felicidade dentro da platéia."

Prazer passar por aqui *-*
Qualquer coisa me visita no meu blog :D
Grande abraço.

Magníficos palhaços. Amo essa magia encantadora do circo.

Postar um comentário

Facebook

Pesquisar este blog

=D

Minha foto
Rio Branco, Acre, Brazil
Wesley Diógenes

Criar seu atalho
Contato: wesley_diogenes@hotmail.com Quero explicar que o nome alquimista do saber vem da ideia de uma busca constante do conhecimento e do aprendizado, é como se fosse um aventureiro em busca de uma dialogia de filosofias para chegar a um determinado conhecimento, o nome do blog não passa de uma analogia e não se configura como uma prepotência da minha parte.

Chat de Impressões sobre o Blog e Discussão

Citações

Brilhar para sempre,

brilhar como um farol,

brilhar com brilho eterno,

gente é para brilhar,

que tudo mais vá para o inferno,

este é o meu slogan

e o do sol.

Vladimir Maiakóvski


Os que mais amam são os mais egoístas - Dostoiévski


Já dizia Dostoiévski em os Irmãos Karamazov: "SE DEUS não existe e a alma é mortal, tudo é permitido"


"A memória do coração elimina as más recordações e magnifica as boas, e graças a esse artifício, conseguimos superar o passado." Gabriel García Márquez


"Um alquimista é aquele que vive sua lenda, Desbrava o desconhecido, que sabe que para chegar ao impossivel tem que caminhar por caminhos impossiveis. Brilha sua luz!Sua individualidade coletiva questionadora. Vamos nessa! Navegar é preciso." Clenilson Batista

Viagem Sensorial

Viagem Sensorial
Nas busca irreal do real, vivemos a loucura como o refúgio de não conseguirmos jamais nos adaptarmos à normalidade.

Livros Favoritos

  • Almas Mortas
  • Amor nos Tempos de Cólera
  • Cem Anos de Solidão
  • Crime e Castigo
  • Do Amor e Outros Demônios
  • Dom Quixote
  • Elogia da Loucura
  • Lolita
  • Mais livros no site http://www.skoob.com.br/usuario/mostrar/144017
  • Metamorfose
  • O Anticristo
  • O Cortiço
  • O Morro dos Ventos Uivantes
  • O Pequeno Príncipe
  • Os Irmãos Karamazov
  • Águas para Elefantes


Ah chinnnn, ops Che!

Ah chinnnn, ops Che!

Adooroo

Adooroo

Surrealismo

Surrealismo